quarta-feira, 22 de julho de 2015

"OSSO" DE COURO BOVINO

Um dos Petisco mais Populares do Brasil!

Ao contrário do que muitos pensam, o "osso" de couro de boi não é oriundo da indústria de carnes, mas sim um subproduto da indústria de couro. Dessa forma, pelo menos em tese, ele não é um petisco!
Até ao momento da comercialização esse couro passa por diversos tratamentos químicos objetivando sua conservação, clareamento, tingimento, etc. Recebendo inclusive adição de flavorizantes (substâncias que adicionadas a um alimento ou medicamento lhes conferem melhor palatabilidade).

Nos rótulos dos "ossos" de couro comercializados nos Estados Unidos e Canadá encontramos um aviso em letras minúsculas, mais ou menos como descrito abaixo:

"Caso seu cão venha a engolir grandes pedaços, poderá haver obstrução do esôfago ou outras partes do trato digestivo, ocorrendo dessa forma um grande risco do animal vir à óbito, podendo ser necessário recorrer a procedimento cirúrgico o mais rápido possível para resolução do problema.”
No início de sua utilização, o osso de couro está duro e consistente, mas à medida em que o cão vai mastigando, o mesmo umedece com a saliva e se desfaz, os nós vão se soltando e o "petisco" adquire a consistência de um caramelo borrachudo ou de um chiclete, e, é justamente nesse momento, em que o cão está super empenhado em mastigá-lo é que os pedaços que se desprendem podem ser engolidos, causando sérios problemas de obstrução no trato digestivo do cão.
No Facebook e em outros locais da internet encontra-se inúmeros relatos de proprietários, em que seus cães tiveram problemas de obstrução do trato digestivo com pedaços de "ossos" de couro de boi.
Existem opções mais seguras  e super saudáveis para os cães roerem e se divertirem, como por exemplo fornecer uma cenoura crua, outra excelente opção é o fornecimento de ossos naturais, acesse o link a seguir para saber mais sobre como e quais ossos naturais poderá fornecer ao sue amigão: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/ossos-recreativos/

IMPORTANTE:
A mastigação é um comportamento natural em cães de todas as idades. Mastigar ajuda seu cão a reduzir o estresse e o tédio, dessa forma, é de suma importância sempre fornecermos brinquedos aos nossos pets, distraindo-os e os mantendo envolvidos em atividades apropriadas.
Os brinquedos são ferramentas importantes no controle da ansiedade e nas brincadeiras, ajudando a gastar energia, dando vazão aos instintos naturais dos cães. Destruir os brinquedos faz parte de um comportamento saudável, por isso nunca repreenda-o em função disso. Agora, é muito importante vistoriarmos diariamente os brinquedinhos de nossos pets, evitando assim que eles venham a engolir os pedaços que com o passar do tempo vão sendo arrancados.

2 comentários:

  1. Qual o brinquedo ideal para filhotes de quarenta e cinco dias? Já se pode dar a cenoura nessa idade?

    ResponderExcluir
  2. Quais são suas referências bibliográficas para as afirmações de toxidade, estatísticas de obstruções, entre outras afirmações, que como veterinária tens responsabilidade técnica?

    ResponderExcluir